Folha de S. Paulo


Coreia do Sul cria polícia turística com uniformes feitos pelo estilista do cantor Psy

A Coreia do Sul apresentou nesta quarta-feira em Seul a sua polícia turística, que usa uniforme desenhado pelo estilista do cantor Psy, conhecido mundialmente pelo hit "Gangnam Style".

Cerca de 100 policiais, jovens homens e mulheres, formam a primeira leva da nova força, criada para proteger turistas de roubos e fraudes durante a sua estadia na capital sul-coreana.

Jung Yeon-Je/AFP
Polícia turística da Coreia do Sul na cerimônia de inauguração do serviço
Polícia turística da Coreia do Sul na cerimônia de inauguração do serviço

Os policiais foram cuidadosamente selecionados por suas habilidades de linguagem e podem falar várias línguas, incluindo Inglês, japonês e mandarim.

"Se você achar que um motorista de táxi ou um vendedor ambulante lhe está cobrando demais, pode vir falar conosco", disse o policial Park Jae-Hyung.

Cada funcionário usa um crachá indicando o seu conhecimento da língua em um uniforme azul escuro, desenhado pelo estilista de Psy.

O sucesso mundial do cantor incentivou o evento de lançamento na quarta-feira, em que uma unidade da polícia dançou o icônico "Gangnam Style".

"A polícia turística não foi criada porque este país é inseguro", disse Lee Charme, presidente da Organização de Turismo da Coreia, aos novos recrutas.

"Vocês são embaixadores que promovem a segurança deste país", disse Charme. "A partir de agora, vocês vão estar muito ocupados tirando fotos com turistas", brincou.

A polícia turística é desarmada e deve convocar policiais regulares em caso de crimes graves.

O número de turistas estrangeiros na Coreia do Sul tem crescido nos últimos anos e chegou a 10 milhões pela primeira vez em 2012, em parte graças ao interesse despertado pela popularidade mundial de Gangnam Style.

A canção, lançada há um ano, fez de Psy uma estrela internacional e é o vídeo mais popular de todos os tempos no YouTube, com cerca de 1.800 milhões de telespectadores.


Endereço da página: