Folha de S. Paulo


NSA coleta milhões de listas de contatos de e-mail no mundo, diz jornal

A Agência Nacional de Segurança americana (NSA) está colhendo centenas de milhões de listas de contatos de e-mail e de mensagens instantâneas de contas pessoais em todo o mundo, muitas delas pertencentes a americanos, segundo o Washington Post. A denúncia é baseada em oficiais da NSA e em documentos secretos fornecidos pelo ex-espião Edward Snowden.

O programa de coleta, que não foi divulgado antes, intercepta os contatos quando essas informações se movem através de links de dados globais. Serviços on-line muitas vezes transmitem esses dados quando um usuário faz logon, escreve uma mensagem ou sincroniza um computador ou dispositivo móvel com as informações armazenadas em servidores remotos.

Segundo a reportagem, em um único ano, a NSA coletou 444.743 endereços de e-mail do Yahoo, 105.068 do Hotmail, 82.857 do Facebook, 33.697 do Gmail e outros 22.881 endereços de provedores não especificados. De acordo com uma apresentação de PowerPoint interna da NSA, esses números correspondem a um dia típico de investigação, o que significa que em um ano mais de 250 milhões de contas são coletadas.

Essa coleta depende de acordos secretos com companhias estrangeiras de telecomunicações ou serviços aliados de inteligência que estão no controle das instalações que direcionam o tráfego ao longo das principais rotas de dados da Internet.

A investigação inclui o contato de muitos americanos, um número entre milhões e dezenas de milhões, segundo oficiais de inteligência declararam ao Washington Post.

Um porta-voz do escritório do Diretor de Inteligência Nacional afirmou que a NSA está focada em descobrir informações sobre terroristas, tráfico de pessoas e de drogas, e não tem interesse nas informações pessoais de americanos comuns.

A reportagem lembra ainda que as listas de contatos geralmente incluem não só nomes e endereços de e-mail, mas também números de telefone, endereço, ocupação e informações sobre a família ou até mesmo as primeiras linhas de uma mensagem.


Endereço da página: