Folha de S. Paulo


Paraguai e Venezuela chegam a acordo para restabelecer relações diplomáticas

Venezuela e Paraguai chegaram a um acordo nesta quarta-feira, durante a visita do chanceler venezuelano, Elías Jaua, a Assunção. A reunião entre Jaua e o novo governo paraguaio restabelece as relações diplomáticas com a designação de novos embaixadores após mais de 15 meses.

Jaua anunciou que tinha entregado ao chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, "uma proposta para designar o embaixador" da Venezuela em Assunção. Liozaga afirmou que o Paraguai corresponderia assim que o presidente, Horacio Cartes, elegesse uma pessoa.

Em entrevista à imprensa, Jaua destacou que com essa proposta o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, "quer evidenciar a vontade de restabelecer as relações diplomáticas ao mais alto nível e de maneira imediata".

"Tenho certeza de que a partir de hoje se inicia um pleno restabelecimento das relações diplomáticas e políticas entre ambos os governos", destacou Jaua, que anunciou também uma próxima visita de uma delegação de empresários venezuelanos ao Paraguai.

Andrés Cristaldo/Efe
O presidente paraguaio, Horacio Cartes, recebe o chanceler da Venezuela, Elías Jaua
O presidente paraguaio, Horacio Cartes, recebe o chanceler da Venezuela, Elías Jaua

As embaixadas de ambos os países estão vazias desde julho de 2012, quando o Paraguai proclamou Maduro (então chanceler) "persona non grata" por sua suposta ingerência durante a crise pela destituição do presidente Fernando Lugo.

A queda de Lugo supôs a suspensão do Paraguai da Unasul e do Mercosul, bloco este último que aprovou a inclusão da Venezuela, atitude questionada pelo novo governo do Paraguai.

A Venezuela ostenta a presidência semestral do Mercosul e levantou a suspensão paraguaia em 15 de agosto, quando Cartes, vencedor das eleições de abril, assumiu o poder no Paraguai.

Jaua, primeiro representante do Governo venezuelano que pisa no Paraguai desde a ruptura de relações, destacou que "o melhor que convém para toda a região" é que ambos os países "estejam no Mercosul", ainda "respeitando profundamente as considerações e opiniões de diversos setores paraguaios acerca do pleno ingresso da Venezuela ao Mercosul".

"E vamos trabalhar de acordo com o tempo e com a dinâmica própria de cada país para que isto seja uma realidade superando qualquer dificuldade", asseverou.

Loizaga, que disse ser uma "surpresa" a designação de um embaixador venezuelano, cujo nome não foi revelado, agradeceu a visita "muito positiva" de seu colega e disse que sua presença em Assunção "não faz mais do que ratificar o desejo" de "iniciar o mais rápido possível" as relações bilaterais.

Desde sua chegada ao poder, Cartes foi restaurando as pontes com os parceiros fundadores do Mercosul com base em reuniões bilaterais e visitas de seus líderes e se encontrou com Maduro aproveitando a cúpula do Unasul no Suriname, no final de agosto.

Após as viagens de Cartes à Argentina e Brasil em setembro, ontem (8) seu Governo comunicou a nomeação dos novos embaixadores paraguaios em ambos os países; o ex-presidente Nicanor Duarte em Buenos Aires e no Rio de Janeiro Manuel Cáceres Cardozo, vice-ministro das Relações Exteriores e ex-embaixador perante a UE, a OEA e Argentina.

No final deste mês, Cartes viajará também ao Uruguai.

A agenda de Jaua inclui uma reunião hoje com o presidente do Paraguai, ao quem disse transmitiria "a saudação" de Maduro e "suas considerações de afeto, de respeito e de admiração ao nobre povo paraguaio e a seu Governo legítimo e constitucional".

Os países do Mercosul e a Unasul negaram legitimidade ao Executivo de Federico Franco, então vice-presidente do Paraguai, que completou o mandato após a destituição de Lugo.


Endereço da página: