Folha de S. Paulo


Sem carisma, rival republicano tem a simpatia dos empresários

Joseph Lhota, o candidato republicano à prefeitura de Nova York, aposta nos três debates já agendados este mês para tentar diminuir a imensa desvantagem ante o democrata Bill de Blasio.

Na semana passada, Lhota, 59, lançou sua primeira propaganda de televisão para a reta final.

Apesar de ter chefiado a Autoridade Metropolitana de Transporte entre 2011 e 2012 e ocupado altos cargos na área orçamentária durante a gestão de Rudolph Giuliani (1994-2001), ele é pouco conhecido dos eleitores, e falta-lhe carisma.

Para a mídia local, só por um milagre Lhota será capaz de convencer uma cidade fortemente democrata a escolher um prefeito que tem entre suas fontes de inspiração Barry Goldwater (1909-98), fundador do movimento conservador moderno dos EUA.

A seu favor há a simpatia dos empresários, que gostariam de manter o status quo amigável da era Bloomberg. Após 15 anos de experiência em bancos de investimento, Lhota explora sua dicotomia com o discurso de Blasio, focado na desigualdade social.

"Os nova-iorquinos verão duas perspectivas completamente diferentes para o futuro da nossa cidade", afirmou Lhota quando ganhou as primárias republicanas.

Mike Segar/Reuters
Candidato Joseph Lhota cumprimeta o atual prefeito de Nova York, Michael Bloomberg
Candidato Joseph Lhota cumprimeta o atual prefeito de Nova York, Michael Bloomberg

Endereço da página: