Folha de S. Paulo


Ao menos 29 morrem em novos atentados no Iraque

Pelo menos 21 civis morreram em uma onda de atentados em Bagdá nesta segunda-feira, além de mais oito membros das forças de segurança, que foram vítimas de ataques em outras regiões do país, segundo fontes oficiais.

Oito carros bomba e dois artefatos explodiram em oitos pontos de Bagdá e arredores. O número de feridos chega a 98. Jornalistas da AFP ouviram uma das explosões no centro da capital. Ao norte da cidade, duas bombas mataram quatro membros da milícia Sahwa, que luta contra a Al Qaeda. Ao sul, outros dois integrantes do grupo morreram também em um ataque.

A milícia Sahwa, que se uniu às forças dos Estados Unidos no fim de 2006 e ajudou a diminuir consideravelmente a violência no Iraque, é atacada constantemente por militares sunitas, que consideram o grupo traidor.

Ao sul da cidade de Faluya, situada ao oeste de Bagdá, a explosão de uma bomba contra uma patrulha do exército, seguida de um ataque cometido por homens armados em um posto de controle, matou dois soldados e deixou seis feridos.

Os ataques desta segunda aconteceram depois de uma série de atentados que matou 30 pessoas, incluindo 14 crianças, no último domingo. Os atentados foram contra uma escola no norte do país e contra peregrinos xiitas em Bagdá. A violência no Iraque alcançou os níveis de 2008, quando o país saía de uma quase guerra civil entre xiitas e sunitas.


Endereço da página:

Links no texto: