Folha de S. Paulo


Morre aos 102 anos general responsável pela vitória do Vietnã na guerra

O general vietnamita Vo Nguyen Giap, artífice da vitória militar de seu país sobre as tropas francesas e americanas, morreu nesta sexta-feira aos 102 anos no hospital militar de Hanói, informa a imprensa local.

Giap, que era o último dirigente histórico do Vietnã comunista ainda vivo e ficava atrás apenas do falecido líder revolucionário Ho Chi Minh como uma das figuras mais admiradas pela população no Vietnã. Internautas vietnamitas prestaram tributo ao general.

O militar nasceu em 25 de agosto de 1911, na região central da então Indochina francesa, embora se acredite que ele possa ter nascido em 1912. Ele entrou em contato com os setores políticos mais radicais enquanto estava no Liceu Nacional de Hue.

O general entrou no Partido Comunista da Indochina em 1933, quando estudava direito em Hanói. Foi professor de história e, em 1941, uniu-se a um grupo independista do Vietnã do Norte, no qual trabalhou na organização de milícias armadas.

Após um breve exílio na China, o general retornou ao Vietnã em 1944 e no ano seguinte, o líder vietnamita, Ho Chi Minh, o nomeou ministro da Defesa em seu governo provisório.

Durante os nove anos seguintes, Giap dirigiu as tropas que lutaram para expulsar os franceses com táticas que fundamentaram sua reputação.

BATALHA

A vitória sobre os franceses na batalha de Dien Bien Phu, em 1954, elevou a reputação de Giap.

Com o título de general vitorioso em circunstâncias adversas, Giap foi designado para dirigir a chamada Ofensiva do Tet na guerra contra os Estados Unidos, em 1968.

Entre as décadas de 1960 e 1970, Giap exerceu as funções de vice-primeiro-ministro, titular da Defesa e membro do Poltiburó, até que, de acordo com algumas versões, foi obrigado a renunciar à pasta da Defesa por sua oposição à intervenção militar no Camboja para expulsar o Khmer Vermelho.

Em 1982, Giap foi afastado do Politburo, embora manteve um posto simbólico de vice-primeiro-ministro.


Endereço da página:

Links no texto: