Folha de S. Paulo


Ataque aéreo mata nove pessoas em escola na Síria, dizem ativistas

Pelo menos nove pessoas morreram, a maioria estudantes, em um ataque aéreo que atingiu a uma escola de ensino médio de Raqqa, cidade controlada por rebeldes no leste da Síria. A informação é do grupo opositor Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado em Londres.

Segundo os ativistas, a instituição de ensino foi atingida em meio a uma série de bombardeios feitos pelo regime de Bashar al-Assad para tentar retomar o controle da região. Eles dizem que outras quatro pessoas morreram e mais 30 ficaram feridas na cidade, a maioria em estado grave.

Uma série de vídeos de ativistas publicados na internet mostram pelo menos nove corpos que eles dizem estar em uma parte da escola destruída. A autenticidade dos vídeos não pôde ser verificada. A imprensa estatal também não comentou sobre a ação em Raqqa.

Todas as informações sobre a Síria não podem ser verificadas de forma independente devido às restrições impostas pelo regime de Bashar al-Assad e por alguns grupos rebeldes à entrada de jornalistas e organizações internacionais.

Mais de 100 mil pessoas já foram mortas no conflito da Síria, que começou como uma revolta pacífica em março de 2011 e se transformou em guerra civil depois de uma violenta repressão do governo contra manifestantes civis.

INSPETORES

Neste domingo, os inspetores da ONU começaram seu trabalho na periferia de Damasco para buscar novos vestígios de ataques químicos realizados na região. A nova missão foi iniciada na quinta e tem a intenção de investigar sete locais em que oposição e regime afirmam que foi usado gás venenoso.

Três destes locais estão localizados perto da capital: Bahhariyeh (22 de agosto), Jobar, um subúrbio ao norte de Damasco (24 de agosto), e Ashrafieh Sahnaya, na província de Damasco (25 de agosto). As demais áreas estão localizadas no norte do país.

Durante a sua atual missão, os especialistas "receberam vários documentos e amostras e realizaram várias entrevistas", segundo a ONU, que acrescentou em um comunicado que a equipe deve concluir seus trabalhos na segunda (30).


Endereço da página: