Folha de S. Paulo


Britânico é preso após ataque a shopping no Quênia

Um cidadão britânico foi preso em Nairóbi após o ataque a um shopping em que 72 pessoas foram mortas, informou o Ministério das Relações Exteriores britânico nesta quarta-feira.

O alto comissário Christian Turner, principal diplomata britânico no Quênia, disse que o homem detido "não é de interesse significativo" para a investigação do ataque, mas não forneceu mais detalhes.

De acordo com o jornal "Daily Mail", o britânico de 35 anos de origem somali foi preso no aeroporto Jomo Kenyatta, em Nairóbi, ao tentar deixar o Quênia em um voo da Turkish Airlines.

Um porta-voz da chancelaria britânica não quis comentar a reportagem, dizendo apenas que as autoridades britânicas tinham conhecimento da prisão de um britânico na capital do Quênia e estavam de prontidão para prestar assistência consular.

Uma fonte de uma unidade antiterrorismo da polícia queniana também disse à Reuters que um cidadão britânico de origem somali foi detido no aeroporto de Nairóbi e estava sendo interrogado. Ele não deu mais detalhes.

O jornal "Daily Mail" informou que o homem despertou atenção no aeroporto por estar com a face machucada, usar óculos escuros e se comportar de modo suspeito.

De acordo com o jornal, uma autoridade queniana informou que o passaporte do britânico pareceu ser autêntico e continha um visto queniano, embora não houvesse carimbo indicando quando ou como ele entrou no país.

O jornal também disse que o homem alegou no interrogatório que os ferimentos no rosto aconteceram durante uma recente visita à Somália.

O Quênia dá início na quarta-feira a três dias de luto nacional pelas vítimas do ataque ao shopping Westgate. O prédio foi invadido por militantes do grupo terrorista somali Al-Shabaab no sábado e apenas ontem o governo queniano retomou o controle do local.

A operação foi vista como uma retaliação dos terroristas à presença de tropas quenianas na Somália, onde os soldados tentam debelar a guerra civil que afeta o país há 20 anos.


Endereço da página:

Links no texto: