Folha de S. Paulo


Reeleita, Merkel fica a cinco cadeiras de maioria absoluta na Alemanha

O grupo político da chanceler Angela Merkel ficou a apenas cinco cadeiras de conquistar a maioria absoluta das cadeiras do Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão.

A divisão oficial divulgada na manhã desta segunda-feira em Berlim mostra que o bloco conservador CDU (União Democrata Cristã) e CSU (União Social Cristã) terá 311 vagas.

Isso significa um aumento de 61 deputados em relação à legislatura atual, eleita em 2009. O Bundestag terá 630 assentos nos próximos quatro anos.

Editoria de Arte/Folhapress

A segunda maior bancada será do SPD (Partido Social-Democrata), com 192 cadeiras (crescimento de 46). O Partido de Esquerda terá 64 deputados (redução de 12), e os Verdes, 63 (redução de cinco).

O grande derrotado foi o FDP (Partido Democrata Livre), de centro-direita. A sigla teve 4,8% dos votos e perderá todas as suas 93 cadeiras devido à cláusula de barreira que exige um resultado mínimo de 5%.

O resultado da eleição deste domingo credencia Merkel para iniciar o terceiro mandato, uma marca só alcançada por dois outros chanceleres na história alemã: Konrad Adenauer e Helmut Kohl.

Nos próximos dias, ela deve negociar uma aliança com Verdes ou SPD para governar com maioria no Bundestag.


Endereço da página: