Folha de S. Paulo


Merkel vence eleição, mas perde maior aliado e deve compor novo governo

Uma pesquisa de boca de urna na Alemanha indica que a chanceler Angela Merkel será reeleita, mas pode perder seu principal aliado no Parlamento.

O partido dela, CDU (União Democrata Cristã), aparece em primeiro lugar com 42,3% dos votos, somados aos da CSU (União Social Cristã).

No entanto, seu aliado FDP (Partido dos Democratas Livres) tem apenas 4,5% e pode ficar fora do Parlamento pela regra que exige um mínimo de 5% dos votos.

Neste caso, Merkel precisará atrair o apoio do SPD (Partido Social-Democrata) ou dos Verdes, ambos na oposição a seu governo, para continuar no poder.

A pesquisa foi divulgada pela emissora pública ZDF assim que as urnas foram fechadas, às 18h locais (13h em Brasília).

O SPD, do candidato Peer Steinbrück, aparece com 26,3%. Seus principais aliados, os Verdes, têm 8%.

O Partido de Esquerda aparece com 8,5% dos votos e poderia mudar a balança de forças, mas Steinbrück prometeu várias vezes não aceitar seu apoio.

SURPRESA

A pesquisa também mostra que o novo partido AfD (Alternativas para a Alemanha), que defende o fim do euro, pode entrar pela primeira vez no Parlamento alemão.

A sigla aparece com 4,8% dos votos, a 0,2 ponto de superar a cláusula de barreira. Para analistas, o AfD será oposição a qualquer chanceler eleito, seja Merkel ou Steinbrück.


Endereço da página:

Links no texto: