Folha de S. Paulo


Série de atentados deixa 40 mortos entre policiais e soldados no Iêmen

Uma série de ataques simultâneos atribuídos à rede terrorista Al Qaeda deixou ao menos 40 policiais e soldados mortos hoje (20) pela manhã no sul do Iêmen.

Os atentados foram atribuídos pelas autoridades militares à Al Qaeda da Península Arábica, hoje considerada a franquia mais violenta da organização no passado liderada pelo terrorista Osama bin Laden.

De acordo com relatos de testemunhas, houve ataques contra uma base das forças especiais do Iêmen na província de Shabwa, além de ofensivas contra dois postos do Exército nos arredores. Soldados foram capturados.

O Iêmen tem sido vítima de frequentes atentados enquanto discute, na capital Sanaa, o futuro político do país no chamado Diálogo Nacional, reunindo membros de diversos setores da sociedade.

No ano passado, o então ditador Ali Abdullah Saleh renunciou à Presidência após meses de manifestações. A transição nesse que é o país mais pobre entre as nações árabes é considerada um exemplo relativamente pacífico na Primavera Árabe.

O vácuo de poder deixado por Saleh, porém, tem sido preenchido por militantes da Al Qaeda, que tomaram territórios em que a presença do Estado ainda é deficiente. Com isso, os ataques americanos com aviões não tripulados tiveram, também, aumento.


Endereço da página: