Folha de S. Paulo


Relatora da ONU, urbanista brasileira causa polêmica após visita no Reino Unido

A arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik, 56, provocou uma polêmica no Reino Unido ao criticar a política de moradia pública do governo britânico.

Depois de passar duas semanas por cidades britânicas como relatora especial da ONU, Rolnik atacou o chamado "imposto do quarto".

Este é o apelido dado pela oposição à política que prevê redução do auxílio-moradia de famílias que vivem em casas com um número de quartos maior do que, na avaliação do Estado, deveriam ter.

"Os depoimentos de pessoas com deficiências, avós provedoras de suas famílias e outros afetados por essa política apontam para uma medida que parece ter sido tomada sem considerar o componente humano", disse Rolnik, que ficou entre 28 de agosto e 11 de setembro no Reino Unido.

A reação foi imediata. O presidente do governista Partido Conservador, Grant Shapps, enviou carta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para reclamar da brasileira.

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Rolnik estreia coluna quinzenal na Folha, no caderno "Cotidiano", a partir da próxima segunda-feira.


Endereço da página: