Folha de S. Paulo


Berlusconi diz que continuará na política mesmo sem mandato

Em um vídeo de 16 minutos, o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi afirmou nesta quarta-feira que, "se tiver ou não seu mandato cassado, continuará exercendo seu papel" na política e sociedade italiana.

Editoria de Arte/Folhapress
Trajetória política de Berlusconi
Trajetória política de Berlusconi

Nas imagens, Berlusconi aparece em uma biblioteca, com fotos de sua família ao fundo, evitando, assim, qualquer simbologia política e partidária. "Eu estarei sempre com vocês [eleitores], cassado ou não. É possível fazer política mesmo fora do Parlamento", afirmou.

No vídeo, Berlusconi também fez um apelo para que os italianos se "rebelem contra a esquerda". "Entrem em campo vocês também. Vire um missionário da 'Forza Italia'", enfatizou o ex-premiê. "A Forza Italia é a última chamada antes da catástrofe. Tornamo-nos uma democracia dividida à mercê de magistratura politizada e monstruosa", disse Berlusconi, desferindo, novamente, golpes aos juízes italianos.

Segundo o ex-premier, "a magistratura se transformou em um contra-poder do Estado, capaz de condicionar o Legislativo e o Executivo com a missão de fazer o socialismo pelas vias judiciárias".

DECISÃO ADIADA

A comissão especial do Senado, que deve decidir se retira de Silvio Berlusconi seu cargo de senador depois de sua condenação por fraude fiscal, decidiu adiar para a quarta-feira da próxima semana sua primeira votação do tema.

A comissão estabeleceu um calendário de seus trabalhos, que prevê debates na segunda e terça-feira e a votação na noite de quarta.

Esta comissão deve pronunciar-se sobre a perda do cargo de parlamentar, sanção prevista por uma lei de 2012, depois de sua condenação definitiva em 1o de agosto pelo Tribunal de Cassação a uma pena de prisão de quatro anos, sendo três anistiados.


Endereço da página: