Folha de S. Paulo


Ex-presidente da Colômbia, Uribe vai ser candidato a senador em 2014

O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe, 61, anunciou nesta segunda-feira que será candidato a senador nas eleições de 2014, parte de estratégia para debilitar a base legislativa de seu ex-aliado Juan Manuel Santos.

Uribe foi eleito presidente da Colômbia em 2002, e logo reeleito para governar entre 2006 e 2010. Pela Constituição colombiana, ele não pode mais se candidatar a chefe do executivo, daí a decisão de tentar se tornar parlamentar.

O político conservador, que deixou o cargo com altos índices de popularidade por ter encurralado a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), fez campanha para eleger Juan Manuel Santos em 2010, então seu ex-ministro da Defesa.

Logo depois, no entanto, os dois romperam e Uribe é hoje a principal força de oposição a Santos, com força especialmente no interior do país. Crítico das negociações de paz entre o governo e as Farc, o ex-presidente fundou um novo partido, o Centro Democrático.

As eleições presidenciais na Colômbia serão em maio do ano que vem, depois das legislativas, que serão em março. Santos ainda não anunciou oficialmente sua candidatura à reeleição.


Endereço da página: