Folha de S. Paulo


Tufão mata dois no Japão, e obriga Fukushima a liberar água contaminada

Pelo menos duas pessoas morreram nesta segunda-feira após a passagem do tufão Man-yi pelo Japão, com chuvas torrenciais e ventos fortes. Devido ao fenômeno, a operadora da usina nuclear de Fukushima foi obrigada a liberar água da chuva com baixa radioatividade ao mar.

Segundo a agência de notícias Kyodo, quase 340 mil famílias tiveram que abandonar suas casas em todo o país, em especial na ilha de Honshu, a maior do arquipélago e onde fica a capital Tóquio. Outras 128 pessoas ficaram feridas e mais de 4.000 casas foram destruídas.

Jiji Press/AFP
Ponte é destruída após passagem do tufão Man-yi pelo oeste do Japão, nesta segunda; tempestade deixou dois mortos
Ponte é destruída após passagem do tufão Man-yi pelo oeste do Japão, nesta segunda; tempestade deixou dois mortos

O tufão chegou no domingo (15) ao país, com ventos de até 160 km/h, atingindo o sul e o leste do país. Durante a madrugada, passou pela capital Tóquio e partiu em direção ao oceano Pacífico após passar pela região de Fukushima.

A intensidade do fenômeno fez com que a Tokyo Electric Power liberasse no mar parte da água da chuva que passou pela usina nuclear da cidade, afetada por um acidente provocado pelo tsunami de 2011. Segundo a operadora, o resíduo tem baixa radioatividade.

A controladora de Fukushima também anunciou que reforçou a vigilância dos equipamentos críticos, como tubos de água de refrigeração dos reatores ou bombas. Um litro desta água contém até 24 becquerels de estrôncio e outras matérias radioativas, abaixo do nível permitido pelas autoridades, de 30 becquerels.

TRANSTORNOS

Em Tóquio, pelo menos 600 voos foram cancelados nesta segunda-feira, especialmente em Tóquio, e o tráfego ferroviário estava suspenso em várias linhas. Os serviços de transporte aéreo e ferroviário anunciaram uma redução da atividade.

Cerca de 400 mil pessoas foram retiradas de suas casas em várias províncias do centro do Japão, enquanto a polícia confirmou a morte de duas mulheres de 71 e 72 anos depois que suas casas sofreram danos pelas fortes chuvas.

Outras duas pessoas permanecem, por enquanto, desaparecidas depois de terem sido levadas pela correnteza de um rio.

Kyodo /Reuters
Região de Fukuchiyama, no sul japonês, é inundada após o nível do rio Yura subir por causa das chuvas do tufão Man-yi
Região de Fukuchiyama, no sul japonês, é inundada após o nível do rio Yura subir por causa das chuvas do tufão Man-yi

Endereço da página: