Folha de S. Paulo


Incêndio atinge submarino nuclear russo, mas não deixa feridos

Um incêndio atingiu nesta segunda-feira um submarino nuclear russo que passava por reparos perto de Vladivostok, no extremo leste da Rússia. Segundo a Marinha, as chamas foram combatidas em cinco horas e ninguém ficou ferido.

Segundo as autoridades locais, o fogo começou dentro do submarino Tomsk, que possui dois reatores nucleares. A embarcação passava por uma reforma no estaleiro de Zvezda, em Bolshoi Kamen, no mar do Japão.

A empresa disse que não houve vítimas e que os dois reatores do submarino foram desligados e estavam a salvo. A companhia disse ainda que quando o incêndio começou não havia armas a bordo do submarino, que normalmente transporta 24 mísseis teleguiados.

A Marinha russa também afirmou que não há risco de contaminação na área. Autoridades regionais de emergência disseram que os níveis de radiação na região estão dentro da normalidade.

Depois que o fogo foi apagado, bombeiros continuavam a resfriar a área para garantir que o incêndio não voltasse, disse em comunicado a United Shipbuilding Corporation, que opera o estaleiro.

A Marinha russa já sofreu inúmeros acidentais fatais desde o colapso da União Soviética, em 1991. O mais famoso deles foi o submarino nuclear Kursk, que afundou no mar de Barents em 2000, resultando na morte dos 118 tripulantes a bordo.

Em 2008,20 pessoas morreram no submarino Nerpa, quando o sistema de combate a incêndio disparou e lançou gás letal em compartimentos da embarcação.


Endereço da página: