Folha de S. Paulo


Aliados de Merkel vencem na Baviera a uma semana das eleições gerais alemãs

A União Social-Cristã bávara (CSU), aliada da União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler alemã Angela Merkel, venceu com maioria esmagadora as eleições do estado federado da Baviera, a uma semana do pleito geral na Alemanha, segundo as primeiras pesquisas após a votação.

A CSU obteve 49% dos votos, segundo as projeções da rede de televisão pública "ZDF" depois do fechamento das urnas. Já os liberais, parceiros do governo de Baviera e de Merkel em escala federal, ganharam apenas 3%.

O Partido Social-Democrata (SPD) obteve 20,5%, o que representa uma leve alta nesse "Land", enquanto o Partido Os Verdes perdeu vários pontos e ficou com 8,5% dos votos, o mesmo que os chamados "Freie Wähler" (eleitores livres), cisão da CSU.

Força dominante há quase 60 anos em um "Land" identificado com o tradicionalismo e a prosperidade econômica, a CSU recupera assim a maioria absoluta após quatro anos de coalizão com os liberais.

Apesar do claro respaldo à ala bávara da base de apoio de Merkel, estes resultados são também um sinal de advertência para a chanceler, que espera ser reeleita no próximo domingo para um terceiro mandato com os liberais como parceiros de governo.

Uma pesquisa divulgada hoje coloca os liberais abaixo dos 5% necessários para se obter cadeiras também nas eleições gerais, o que além de impossibilitar uma reedição do governo de Merkel, poria em perigo a sobrevivência de uma legenda que esteve presente em 17 dos 22 governos federais da Alemanha.

As pesquisas mostram além disso uma redução da distância que separa a CDU/CSU de seu direto perseguidor, o SPD do candidato Peer Steinbrück, que está agora 12 pontos percentuais abaixo da coligação da chanceler (38 a 40% contra 26 a 28%).


Endereço da página: