Folha de S. Paulo


Resultado de negociações sobre Síria pode sair em duas semanas

Os Estados Unidos consideram que em um prazo de duas semanas será possível saber se as discussões com a Rússia sobre o arsenal químico sírio têm possibilidades de chegar a um resultado satisfatório, indicaram nesta sexta-feira altos funcionários do governo do presidente Barack Obama.

Essas autoridades, que pediram para não ser identificadas, afirmaram também que o relatório dos especialistas da ONU, esperado para segunda-feira, contribuirá para isolar ainda mais o Kremlin em sua posição segundo a qual foi a oposição, e não o regime de Bashar al-Assad, a responsável por um ataque com armas químicas no dia 21 de agosto perto de Damasco.

O secretário de Estado americano, John Kerry, e o chanceler russo, Serguei Lavrov, retomaram as negociações sobre a Síria em Genebra (Suíça) na quinta-feira.

Depois de o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ter acusado nesta sexta Assad de ter cometido "inúmeros crimes contra a Humanidade", as autoridades esperam que o informe da organização internacional faça que mais países possam aderir à posição dos Estados Unidos.


Endereço da página: