Folha de S. Paulo


Cresce o número de sírios fugindo para a Itália

O número de sírios que fogem para a Itália para escapar do conflito em sua terra natal subiu nas últimas semanas, com cerca de 3.300 chegando nos últimos 40 dias, afirmou a agência de refugiados das Nações Unidas nesta sexta-feira.

A maioria dos imigrantes são famílias com crianças, oriundas principalmente do Egito, mas também da Turquia. A maioria dos que foram entrevistados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) disse que veio de capital da Síria, Damasco.

Desde o começo do ano, cerca de 4.600 sírios fugiram de barco para a costa italiana e cerca de dois terços desse número chegou apenas em agosto, disse o ACNUR em um comunicado.

Cerca de 670 sírios chegaram à Itália na semana passada.

Quando eles chegam, geralmente no sul da ilha de Sicília, os imigrantes são levados para centros de imigração e alguns são transferidos para o hospital sofrendo de desidratação e outros problemas de saúde.

O conflito sírio vem acontecendo há dois anos e meio, mas as especulações sobre uma possível intervenção militar das potências ocidentais aumentou depois de um ataque com armas químicas em um subúrbio de Damasco em 21 de agosto

Os Estados Unidos e outras potências ocidentais culparam o ditador Bashar al-Assad pelo ataque, mas o regime rejeitou a acusação.

Autoridades italianas disseram na quinta-feira ter apreendido um "navio-mãe" usado para tráfego de imigrantes ilegais em todo o Mediterrâneo, no qual recolheram cerca de 200 sírios.

Milhares de imigrantes, a maioria do norte da África, geralmente tentam chegar às costas do sul da Itália nos meses de verão, quando as águas do Mediterrâneo são calmas o suficiente para que pequenas embarcações consigam fazer a travessia.

O ACNUR disse que cerca de 21,8 mil imigrantes chegaram à Itália por via marítima entre 1o de janeiro e 6 de setembro deste ano, em comparação com 7.891 pessoas no mesmo período do ano passado.

A maioria dos imigrantes deste ano vêm da Eritreia, mas os imigrantes sírios são agora o segundo maior grupo, com um total de 3.970 atingindo a Itália no período, superando em mais de dez vezes os 369 que chegaram entre 1o de janeiro e 6 de setembro de 2012.


Endereço da página: