Folha de S. Paulo


Irã promete cooperação com ONU para negociar programa nuclear

O novo representante do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse nesta quinta-feira que o país vai cooperar com a agência nuclear da ONU para "superar questões existentes de uma vez por todas", sinalizando uma abordagem mais flexível do novo governo de Teerã.

A República Islâmica enfrenta um impasse com potências do Ocidente sobre seu programa nuclear, que países ocidentais suspeitam ter como objetivo obter armas nucleares, mas Teerã nega.

Mas o embaixador Reza Najafi, em sua primeira reunião de diretoria da AIEA, também reiterou a posição iraniana de não abrir mão do direito a um programa pacífico de energia nuclear.

"Estamos esperando trabalhar em estreita colaboração com o diretor-geral (da AIEA, Yukiya Amano) e sua equipe nos próximos dias", disse Najafi em declaração à diretoria da agência da ONU, em Viena.

Diplomatas ocidentais saudaram a declaração, que foi vista como uma mudança de tom, mas alertaram que ainda esperam para ver se haverá mudança de fato no comportamento do Irã após a eleição do presidente Hassan Rowhani, que substituiu o conservador Mahmoud Ahmadinejad.

Rowhani disse na terça-feira (10) que o tempo para resolver a disputa nuclear do Irã com o Ocidente era limitado, e pediu ao mundo para aproveitar a oportunidade da sua eleição.

Ele disse que iria reunir-se com os ministros das Relações Exteriores de algumas das seis potências --Rússia, China, França, Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha-- quando comparecer à Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, este mês.


Endereço da página: