Folha de S. Paulo


Cidade alemã retira título de cidadão honorário de Adolf Hitler

A cidade de Goslar, na região central da Alemanha, aprovou a retirada do título de cidadão honorário do líder nazista Adolf Hitler, assim como várias localidades do país fizeram ao longo dos anos desde sua morte, em 1945.

A proposta foi aprovada na terça (10) pela câmara de vereadores da cidade, de 42 mil habitantes. A retirada da honraria foi pedida por um grupo de deputados de extrema esquerda. A decisão ainda precisa ser aprovada pelo conselho administrativo da cidade, o que deve acontecer até 29 de outubro.

Quase 4.000 municípios alemães transformaram Hitler em cidadão honorário. Muitos não se contentaram com sua morte em 1945 e celebraram um ato oficial para a retirada do status, alguns durante o pós-guerra e outros recentemente.

No caso de Goslar, onde Hitler foi cidadão honorário entre 1934 e 1945, a retirada do título já havia sido proposta, mas como do ponto de vista puramente jurídico a cidadania de honra perdeu validade com sua morte, as autoridades não consideraram útil atuar na questão.

Goslar é a cidade de Sigmar Gabriel, líder do Partido Social-Democrata, que faz oposição à chanceler alemã, Angela Merkel. Recentemente, Gabriel explicou que em sua juventude militou pela retirada da honraria, mas agora considera que "assim se tenta desfazer de uma coisa da qual não podemos nos desfazer".


Endereço da página: