Folha de S. Paulo


Presidente afegão condena ataque da Otan que matou civis

O presidente afegão Hamid Karzai condenou neste domingo (8) o ataque da Otan no leste de seu país que matou 16 civis, de acordo com um comunicado de seu gabinete.

"Hamid Karzai considera que o ataque a mulheres e crianças vai contra tudo que é aceito pelas normas internacionais e condena isto com firmeza", afirma o comunicado.

Bombardeio da Otan no Afeganistão deixa oito civis mortos

Mais cedo, as autoridades afegãs anunciaram que pelo menos 10 civis morreram no sábado na região leste do Afeganistão em um bombardeio aéreo da Otan contra posições dos insurgentes talibãs.

"Um veículo civil foi atingido por um drone das forças internacionais na província de Kunar, na fronteira com o Paquistão", disse à AFP o chefe da polícia local, Abdul Habib Sayedkhil.

"Quatorze pessoas morreram, incluindo 10 civis (quatro mulheres, quatro crianças e dois motoristas)", afirmou o policial.

Sayedkhil também confirmou a morte de quatro insurgentes armados

O governador da província, Shukhaul Mulk Jalala, anunciou um balanço de 12 vítimas fatais civis.

"Podemos confirmar que as forças da coalizão executaram um ataque de precisão ontem (sábado) na província de Kunar", afirma um comunicado da força internacional da Otan no Afeganistão (Isaf).


Endereço da página:

Links no texto: