Folha de S. Paulo


Rebeldes sírios tomam cidade cristã perto de Damasco, segundo ativista

Os rebeldes sírios tomaram na noite de sábado (7) controle da cidade de maioria cristã de Malula, há 50 quilômetros ao noroeste de Damasco, após choques com a forças governamentais, informou hoje o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O grupo, com sede em Londres mas com uma ampla rede de ativistas no terreno, assinalou que no bando insurgente houve 17 mortos e mais de cem feridos, enquanto nas fileiras do regime foram registradas dezenas de mortos e feridos.

As forças do governo reforçaram na quinta-feira passada suas posições em Malula, após um ataque a um posto de controle no dia anterior por um suposto suicida jordaniano pertencente ao Frente al Nusra, vinculado à rede terrorista Al Qaeda.

Na tarde de sábado os soldados governamentais entraram no povoado, onde assumiram o domínio de amplas areas, mas tiveram que se retirar diante do avanço dos insurgentes.

A guerra civil da Síria já causou mais de 100.000 mortos, assim como dois milhões de refugiados e 4,2 milhões de deslocados internos, segundo dados da ONU.


Endereço da página: