Folha de S. Paulo


Confronto na Síria atinge cidade que ainda fala língua de Jesus

O regime do ditador Bashar al-Assad e rebeldes ligados à rede terrorista Al Qaeda tem lutado, na Síria, pelo controle da vila cristã de Maalula.

De acordo com ativistas do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com base em Londres, a batalha estava ontem em seu segundo dia, conforme insurgentes ligados à facção Jabhat al-Nusra entravam na cidade e trocavam disparos com o Exército.

Maalula, que conta com forte presença militar, está localizada no oeste da Síria, em local próximo à fronteira com o Líbano. Esse vilarejo é conhecido por ser um dos últimos lugares do mundo em que o aramaico sobrevive como uma língua falada, em uma variedade considerada próxima daquela supostamente falada por Jesus.

O embate envolvendo os rebeldes da Jabhat al-Nusra, iniciado com um atentado suicida em um posto militar, é o indício mais recente de que a insurgência na Síria inclui grupos terroristas. Há temor de que a guerra civil síria vitime a minoria cristã.

Durante os confrontos recentes, moradores de Maalula se refugiaram em um convento habitado por freiras e órfãos. Há cerca de 2.000 habitantes nessa cidade agrária e conhecida por seus monastérios em paisagens montanhosas.


Endereço da página: