Folha de S. Paulo


Dilma falou com Evo Morales para informar troca de ministros

A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta quarta-feira (28) para o presidente da Bolívia, Evo Morales, para comunicar a substituição do ex-ministro Antônio Patriota (Relações Exteriores) pelo agora empossado Luiz Alberto Figueiredo.

A conversa ocorreu por volta das 15h e foi a a primeira desde a ação do diplomata Eduardo Saboia na retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira.

Antes da conversa, Morales havia dado uma entrevista a jornalistas estrangeiros e pediu que o Brasil entregasse o senador opositor Roger Pinto Molina, condenado no país por corrupção. Também foi a primeira vez que ele falou abertamente sobre o caso.

Molina chegou ao país no fim de semana, após ação do diplomata Eduardo Saboia, que, sem o conhecimento do governo brasileiro, retirou o estrangeiro asilado na embaixada brasileira em La Paz e o trouxe para o Brasil. Os dois viajaram em dois carros diplomáticos de La Paz a Corumbá (MS), de onde partiu para Brasília.

Na primeira entrevista sobre o caso, Morales pediu a volta de Pinto Molina para que seja julgado por diversas acusações pendentes ante à Justiça. "É importante devolver Roger Pinto à justiça boliviana e que seja julgado como qualquer autoridade envolvida em temas de corrupção".


Endereço da página:

Links no texto: