Folha de S. Paulo


Site de humor diz que intervenções dos EUA em conflitos são 'impecáveis'

Em meio à pressão sobre o presidente Obama para ordenar um ataque militar na Síria, o site de entretenimento "The Onion" publicou um artigo irônico relembrando o quão "impecáveis" têm sido as campanhas de bombardeio dos EUA em áreas de conflitos nos últimos 60 anos.

No artigo, um falso entrevistado creditado como "Michael Carmona, historiador da Universidade de Harvard", afirma que os ataques são sempre precisos e não trazem nenhuma consequência negativa aos países atingidos.

Presidente francês receberá chefe da oposição síria
Cameron defende intervenção na Síria com 'objetivos específicos'
Síria corre risco de fragmentação territorial, diz historiador americano
EUA estão prontos caso Obama ordene ataque à Síria, diz secretário

"Os registros mostram claramente que, em todas as ocasiões em que o governo dos EUA lançou ataques estratégicos de mísseis em solo estrangeiro desde a Segunda Guerra Mundial, nossas forças militares alvejaram os inimigos com total precisão, sem deixar vítimas civis, danos colaterais, ou qualquer consequências negativas de longo prazo para o país ou região afetada, para a política externa norte-americana, ou para as relações internacionais como um todo ", diz o falso professor.

O pseudo-entrevistado ressalta que as operações foram "particularmente bem sucedidas em países do Oriente Médio" e relembra uma dezena de intervenções dos EUA ocorridas durante o século passado.

"Basta olhar para os atentados de 1954 na Guatemala, bombardeios entre 1965 e 1973 no Laos e em Camboja, bombardeios em Beirute em 1982, na Líbia em 1986, ataques de 1987 no Irã, atentados no Iraque em 1998, os atentados em 1998 no Sudão, os atentados de 1998 no Afeganistão, ataques aéreos de rotina no Paquistão desde 2005, os atentados de 2007 na Somália, os bombardeios na Somália em 2011 e, essencialmente, todo o esforço militar americano no Vietnã entre 1960 e 1975. Todos eles foram executados com perfeição e conduziram aos resultados mais desejáveis possíveis ao longo prazo".

O artigo termina dizendo que especialistas concordam "de forma unânime" que as campanhas de bombardeio são o caminho certo a seguir quando se quer realizar mudanças duradouras. "Mudanças que no futuro serão vistas com orgulho e a certeza de que a coisa certa foi feita".


Endereço da página:

Links no texto: