Folha de S. Paulo


Novo chanceler tomará posse amanhã no Planalto

O novo ministro Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) tomará posse nesta quarta-feira (28), às 11h, no Palácio do Planalto. Antes, porém, há a expectativa de que ele encontre a presidente, com quem ainda não falou pessoalmente desde a sua nomeação para o cargo, ontem.

Figueiredo foi indicado para o cargo após a demissão do agora ex-chanceler Antonio Patriota. A operação que trouxe o senador boliviano Roger Pinto Molina de La Paz para o Brasil, sem autorização do Palácio do Planalto e do Itamaraty, gerou uma crise diplomática que acabou por derrubar o ex-ministro.

Novo chanceler ganhou prestígio com presidente em cúpula ambiental

Na avaliação do Palácio do Planalto, o episódio de retirada do senador da Bolívia e sua posterior fuga para o Brasil mostrou uma falta de comando de Patriota no seu ministério.

O novo ministro já está em Brasília. Chegou por volta das 14h de Nova York, segundo informações do Itamaraty, onde atuava até ontem como embaixador do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas). Ele será substituído pelo próprio Patriota no cargo.

Havia a expectativa de que ele se encontrasse com Dilma ainda nesta terça-feira, mas a presidente, em viagem a Belo Horizonte, só deve retornar a Brasília por volta das 21h.

Isadora Brant - 6.mar.2013/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: