Folha de S. Paulo


Ataque suicida deixa ao menos 25 mortos no Iraque

Pelo menos 25 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas nesta sexta-feira (23) após um suicida detonar explosivos em um café próximo a um parque frequentado por famílias em Bagdá.

O atentado ocorreu em al-Qaira, distrito no norte da capital que já foi alvo de outros recentes ataques. O suicida detonou um cinturão de explosivos por volta das 21h (15h de Brasília). Crianças estão entre as vítimas, segundo autoridades. Os feridos foram encaminhados para diversos hospitais.

Desde o começo do ano, o país sofre uma escalada da violência que é a mais sangrenta desde 2008. Mais de 3.000 pessoas morreram no Iraque somente em 2013.

A maioria dos ataques é perpetrado pela minoria sunita que se sente marginalizada e está insatisfeita com o governo dominado pelos xiitas.

O primeiro-ministro Nuri al-Maliki prometeu continuar a campanha das forças de segurança para prender responsáveis pela violência. O premiê comemorou as recentes detenções de centenas de ativistas e destacou a morte de outras dezenas.

Ele é criticado por vários membros da coalizão do governo, que o acusam de abuso de poder.


Endereço da página: