Folha de S. Paulo


Mais de 850 bombeiros lutam contra incêndios florestais em Portugal

Mais de 850 bombeiros combatem cerca de 15 incêndios que atingem bosques e florestas no norte e centro de Portugal na noite desta quarta-feira (21). Autoridades portuguesas já pediram ajuda à Espanha e à França.

As causas dos incêndios ainda não foram identificadas. Segundo os jornais portugueses, o fogo se espalha rapidamente devido à vegetação e solos secos, além das altas temperaturas registradas na península Ibérica.

Mais de 200 profissionais foram deslocados para os dois principais incêndios, nas regiões de Portalegre, perto da fronteira com a Espanha, e de Viana do Castelo, no norte do país.

Três bombeiros ficaram feridos, um deles com gravidade, quando combatiam as chamas em Trancoso, na região de Guarda, no centro do país, segundo autoridades das operações de resgate.

Dois aviões Canadair (especializados no combate das chamas) espanhóis, enviados de manhã, sobrevoavam Viseu, também no centro de Portugal, onde os incêndios avançavam em várias frentes.

Durante a manhã, um grande incêndio foi controlado em Roda Cimeira, no distrito de Coimbra, perto da cidade de Gois, (de 4.000 habitantes), onde, segundo o prefeito, cerca de 1.000 hectares foram queimados.


Endereço da página:

Links no texto: