Folha de S. Paulo


Governo do Paraguai aceita o novo embaixador do Brasil para o país

O governo do Paraguai aceitou o nome do novo embaixador do Brasil para o país, José Eduardo Martins Felicio, concedendo seu agrément (autorização).

O pedido de agrément foi entregue ao novo chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, na última sexta-feira, dia seguinte à posse do presidente Horacio Cartes.

Agora, o nome de Felicio ainda precisa passar pelo Senado brasileiro e receber a sanção presidencial. A expectativa é que ele entregue suas credenciais ao governo paraguaio já em setembro.

O Brasil está sem embaixador em Assunção desde junho de 2012, quando retirou o então embaixador, Eduardo dos Santos, em retaliação ao "impeachment-relâmpago" de Fernando Lugo.

As relações foram restabelecidas com a posse de Cartes, na última quinta-feira, na qual esteve presente a presidente Dilma Rousseff.

Na última sexta-feira, em sua primeira coletiva de imprensa após a posse, Cartes comemorou o pedido de agrément feito pelo governo brasileiro. "Já estamos com o embaixador brasileiro no Paraguai, e acho que essa é uma resposta de como está o clima", disse.

O paraguaio disse que o clima para o relacionamento bilateral com o Brasil "é ótimo" e anunciou que "em pouco tempo" vai fazer uma visita ao Brasil.

Felicio era embaixador em Cuba desde 2010. Antes, foi embaixador no Uruguai (entre 2006 e 2010), outro país-fundador do Mercosul, e acumulou os mais importantes postos do Itamaraty para a América do Sul entre 2003 e 2006.


Endereço da página: