Folha de S. Paulo


México diz ter prendido líder do tráfico próximo à fronteira com os EUA

O Exército mexicano diz ter prendido um líder-chave do Cartel do Golfo, após confronto perto da fronteira com o Texas. Trata-se da segunda grande prisão de um líder criminoso em pouco mais de um mês, numa investida do presidente Enrique Pena Nieto contra o crime organizado.

A imprensa mexicana afirma que o preso é Mario Armando Ramirez Trevino, líder do Cartel do Golfo em Reynosa; O grupo é responsável por boa parte da violência na cidade, que faz fronteira com McAllen, no Texas (EUA). O governo dos Estados Unidos havia oferecido uma recompensa de US$ 5 milhões pela sua prisão, afirmando que o cartel controla a maior parte do tráfico de cocaína e maconha na fronteira.

Rafael Luque, porta-voz do governo da província de Tamaulipas, confirmou que houve uma grande operação militar em torno das 13h locais (17h no Brasil), com helicópteros, na cidade de Rio Bravo. Ele não confirmou se alguém foi morto, ferido ou preso. Em nota, mais tarde, o governo federal confirmou que o preso é Ramírez Trevino.

Trevino, conhecido como "Careca" ou X-20, foi preso quase um ano depois de seu antecessor na liderança do cartel, Mario Cardenas, conhecido como "Gordo". No mês passado, a Marinha mexicana prendeu Miguel Angel Trevino, líder da gangue dos Zetas, considerada a mais violenta do México.

Mais de 70 mil pessoas foram mortas no país durante a ofensiva de seis anos do ex-presidente Felipe Calderón contra as máfias do tráfico. Desde dezembro, quando Pena Nieto tomou posse, outros 6 mil morreram.


Endereço da página: