Folha de S. Paulo


Terremoto de magnitude 6,8 atinge o sul da Nova Zelândia

Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu nesta sexta-feira o sul da Nova Zelândia, provocando danos em casas e estradas do país, mas sem relato de vítimas. As autoridades locais também não chegaram a emitir um alerta de tsunami.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, o epicentro do tremor foi no mar, a 27 km de Blenheim e a 94 km da capital Wellington, e ocorreu a 10 km de profundidade.

Diversas casas foram danificadas pelo abalo, com árvores e chaminés sendo destruídas. Segundo a porta-voz da polícia local, Barbara Dunn, uma ponte foi danificada em Seddon, enquanto um deslizamento de terra interditou parte de uma estrada que liga a cidade a Wellington.

Na capital, alguns prédios precisaram ser esvaziados e bancos e lixeiras foram derrubados pela força do terremoto. A Nova Zelândia se situa entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania, e registra cerca de 14 mil tremores por ano, dos quais apenas 150 são sentidos.

No último dia 22 de fevereiro de 2011, 185 pessoas morreram em um terremoto de magnitude 6,3 na cidade de Christchurch, na ilha do Sul da Nova Zelândia, e que causou danos em 30 mil edifícios.


Endereço da página: