Folha de S. Paulo


Presidente angolano fez de sua filha bilionária, diz Forbes

Uma reportagem publicada na quarta-feira (14) pela revista Forbes, conhecida pelas listas de milionários, diz que a fortuna de Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente angolano José Eduardo dos Santos, advém de ficar com partes de empresas que se estabelecem no país ou através de leis e decretos assinados pelo pai.

Aos 40 anos e com uma fortuna estimada em US$ 3 bilhões, ela foi classificada pela revista, em janeiro, como a mulher mais rica e única bilionária da África --vivendo num país, sublinha o artigo, em que 70 % da população vive com média de US$ 2 ao dia.

"Sua história é uma rara janela para a mesma trágica narrativa cleptocrática em que ficam presos muitos outros países ricos em recursos naturais", acusa a revista, que diz ter traçado no último ano, através de documentos e conversas com dezenas de pessoas, os caminhos que levaram Isabel à riqueza.

A filha do líder angolano tem participações em setores estratégicos do país, incluindo bancos, industria de cimento, extração de diamantes e telecomunicações, o que a torna a empresária mais influente de sua terra natal. Mais da metade de seus ativos são de empresas portuguesas de capital aberto, diz o artigo.

Segundo a Forbes, para José Eduardo dos Santos, 71, presidente de Angola desde 1979, incluir a filha nos negócios do país seria uma maneira "infalível de extrair dinheiro de seu país, mantendo distância, com suposta legalidade".

"Se for derrubado, ele pode reclamar os seus bens através de sua filha. Se morrer enquanto está no poder, ela mantém o saque na família", especula a revista.

Segundo a Forbes, Isabel não quis comentar pessoalmente, mas um representante seu emitiu comunicado desmentindo as acusações e dizendo ser ela "uma mulher de negócios independente, e investidora privada que representa exclusivamente os seus próprios interesses.O porta-voz acusa ainda o coautor da reportagem, um repórter investigativo angolano, de ser um ativista com uma agenda política.


Endereço da página: