Folha de S. Paulo


Novo presidente nomeia mulher para vice

O novo presidente do Irã, Hassan Rowhani --que prometeu durante campanha eleitoral incentivar a participação das mulheres na sociedade iraniana-- indicou Elham Aminzadeh, doutora em direito internacional pela Universidade de Glasgow, ao cargo de Vice-Presidência para assuntos legais.

A função é amplamente protocolar. No Irã, é possível que um presidente tenha mais do que um vice. Somente o primeiro vice-presidente, agora ocupado por Eshagh Jahangiri, homem e ex-ministro da Indústria, chega a ter poder real.

O presidente disse na segunda-feira que escolheu um gabinete capaz de tirar o país da crise econômica e do isolamento diplomático, mas algumas indicações devem enfrentar resistência do Parlamento.

Alguns nomes são criticados por políticos conservadores por estarem muito próximos a reformistas ou por terem trabalhado nos governos do moderado Akbar Hashemi Rafsanjani (1989-1997) e do reformista Mohammad Khatami (1997-2005). O Parlamento deve votar as indicações ministeriais ainda nesta semana.


Endereço da página: