Folha de S. Paulo


Base de foguetes construída no Irã aparenta ter fins militares, diz revista

O Irã construiu no nordeste do país uma base de lançamento de foguetes que aparenta ser destinada a testes com mísseis balísticos, segundo a revista britânica Jane's Defence Weekly.

De acordo com a publicação, uma das mais respeitadas em temas militares, imagens de satélite mostram que a instalação não possui tanques para armazenar o combustível líquido normalmente usado para lançar missões espaciais.

Isso sinaliza, de acordo com a revista, uma possível utilização da base para fins militares, já que mísseis balísticos necessitam de um combustível sólido que dispensa tanques.

A nova base se encontra nos arredores de Shahrud, 400 a leste de Teerã, segundo a revista.

A alegação da Jane's surge meses após autoridades iranianas anunciarem planos de construir uma nova base espacial, além da já existente, 200 km a leste de Teerã.

O Irã possui um ambicioso programa espacial, que já colocou em órbita um satélite de fabricação nacional. Em janeiro, Teerã anunciou ter conseguido enviar ao espaço um macaco e recuperá-lo com vida.

Potências ocidentais suspeitam que o Irã desenvolve missões orbitais como forma de testar mísseis balísticos que poderiam ser usados para disparar ogivas nucleares caso o país conseguisse uma bomba atômica.

Teerã alega que seu programa nuclear visa apenas produzir medicamentos e energia elétrica.


Endereço da página: