Folha de S. Paulo


Novo presidente iraniano prega diálogo em discurso de posse

O novo presidente iraniano, o moderado Hasan Rowhani, enviou um recado neste domingo aos países ocidentais de que "a única solução é o diálogo, e não as sanções", durante seu discurso no Parlamento depois de ter prestado juramento.

"Não se pode fazer o povo iraniano ceder [em seus direitos nucleares] com sanções e ameaças de guerra", declarou Rowhani, de 64 anos, durante seu discurso diante do Parlamento, referindo-se aos países ocidentais que há um ano impuseram sanções econômicas sem precedentes que estrangulam a economia do país.

Abedin Taherkenareh/Efe
O presidente eleito do Irã, Hasan Rowhani
O presidente eleito do Irã, Hasan Rowhani

"A única solução de interação com o Irã é o diálogo em pé de igualdade, o respeito mútuo para reduzir as hostilidades", acrescentou o sétimo presidente da República Islâmica, no dia seguinte a sua posse.

Rowhani insistiu no fato de que em 14 de junho, dia em que foi eleito no primeiro turno, "os eleitores votaram pela moderação e contra o extremismo".

O presidente concluiu seu discurso apresentando a lista de seu governo, que inclui em sua maioria tecnocratas que já serviram aos governos do ex-presidente moderado Akbar Hachemi Rafsandjani (1989-1997) e do ex-presidente reformista Mohammad Khatami (1997-2005).

Pela primeira vez, autoridades estrangeiras foram convidadas para comparecer à cerimônia de juramento.

Cerca de dez presidentes, em particular os de Afeganistão, Paquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Cazaquistão, Armênia e Líbano, estavam presentes.

Mas o presidente sudanês Omar al-Bashir, que também era aguardado, teve que retornar ao seu país depois que seu avião teve negada a autorização para entrar no espaço aéreo da Arábia Saudita.

EUA

Em um comunicado feito neste domingo (4), a Casa Branca disse que está preparada para trabalhar ao lado do governo iraniano para buscar uma solução para a questão nuclear.

"O início da presidência de Rowhani é uma oportunidade para o Irã agir de maneira rápida em relação às preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear", disse o porta-voz Jay Carney.

"Se o governo de Rowhani escolher assumir suas responsabilidades de procurar uma solução pacífica para essa questão, vai encontrar nos EUA um parceiro", disse.


Endereço da página: