Folha de S. Paulo


Uruguai diz que Mujica vai à ONU para assembleia, não para explicações

O chefe da Casa Civil uruguaia, Diego Cánepa, disse à Folha, por telefone, na tarde desta sexta-feira (2), que o presidente do Uruguai, José Mujica, não vai viajar para Nova York em setembro com o intuito de explicar o projeto de lei que regulariza o comércio e cultivo da maconha no país sul-americano.

"O presidente viajará para participar da Assembleia Geral da ONU. E ele também já tinha agendada uma reunião com o russo Yury Fedotov, Chefe do Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes. Mas não se trata de dar explicação, temos uma agenda paralela", afirmou. "Eu não disse que ele cogitava viajar para se explicar. O jornal 'La Republica' publicou isso, mas não é verdade."

ONU critica lei uruguaia que regula a maconha
Deputados uruguaios aprovam projeto que legaliza a maconha

Cánepa, que também é presidente da Junta Nacional de Drogas do Uruguai, garante que a lei aprovada anteontem na Câmara de Deputados do país também terá o aval do Senado em breve. "Já falamos com todos senadores. Tenho absoluta certeza que a lei passará."

A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, ligada à ONU, fez um comunicado dizendo que caso o projeto de lei de legalização da maconha no Uruguai seja aprovado, estaria em completa contradição com as disposições dos tratados internacionais sobre drogas, dos quais o Uruguai faz parte.


Endereço da página:

Links no texto: