Folha de S. Paulo


Obama conversa por telefone com Abbas e Netanyahu

O presidente Barack Obama conversou por telefone nesta quinta-feira (1º) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmud Abbas, em meio a retomada do diálogo de paz iniciado esta semana.

Segundo a Casa Branca, o presidente saudou a "liderança e a coragem" de Abbas e de Netanyahu por aceitarem retomar as negociações de paz.

'Se fosse fácil, já teria acontecido', diz Kerry sobre paz no Oriente Médio

Em dois comunicados separados, mas praticamente idênticos divulgados depois dos dois telefonemas, a presidência americana reiterou que apoiará as negociações.

Os negociadores israelenses e palestinos, que retomaram o diálogo após três, e com o estímulo dos EUA, decidiram no último encontro, na terça, que vão se reunir novamente em duas semanas. O objetivo é chegar a um acordo final em nove meses.

"As duas partes vão se encontrar em Israel ou nos territórios palestinos, e "nosso objetivo será" alcançar um "acordo sobre o status final no decorrer dos próximos nove meses", disse o secretário de Estado americano, John Kerry, aos jornalistas.

Na terça-feira passada, Obama recebeu os negociadores israelenses e palestinos e elogiou a "coragem" demonstrada por ambos os lados, disse o porta-voz presidencial, Jay Carney.

O presidente americano transformou a solução do conflito no Oriente Médio em uma das prioridades de seu primeiro mandato em janeiro de 2009. Os últimos diálogos diretos de paz encalharam em setembro de 2010, ao fim de três semanas, quando Israel deu continuidade à colonização israelense de Jerusalém Oriental e Cisjordânia.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: