Folha de S. Paulo


Preliminares das eleições apontam liderança de ex-premiê no Mali

O ex-premiê do Mali Ibrahim Bubakar Keita, do partido Reunião por Mali, lidera com folga a apuração no primeiro turno das eleições presidenciais que aconteceram no último domingo, segundo apresentou ontem o ministro da Administração Territorial, Musa Culibaly.

Keita tem uma grande vantagem sobre os demais, disse Culibaly, que afirmou que, se os resultados parciais se confirmarem, não será necessário um segundo turno. O ministro não deu informações sobre as porcentagens de votos obtidas por Keita e os outros aspirantes à Presidência, mas disse que um terço dos votos já foram apurados.

Culibaly acrescentou que os resultados definitivos deverão ser conhecidos ainda hoje.

Atrás de Keita estão Sumaila Cissé, da União pela República e Democracia, e Dramane Dembelé, da Aliança pela Democracia no Mali.

O ministro lembrou que o índice de participação nas eleições foi de 53%, um comparecimento "massivo" dos malineses. Caso nenhum candidato obtenha 51% dos votos, os dois mais votados concorrerão no segundo turno, previsto para 11 de agosto.

Essas são as primeiras eleições presidenciais desde o golpe de 2012. Após um período de instabilidade, o país foi tomado por uma rebelião de radicais islâmicos ligados à Al Qaeda.

Para evitar que tomassem o poder, a França realizou uma intervenção.


Endereço da página: