Folha de S. Paulo


Editora tenta patentear imagens de Snowden

Ao menos três imagens de Edward Snowden estão sendo analisadas pelo órgão de patentes russo (Rospatent), informou a publicação "Russia Beyond the Headlines", ligada ao jornal oficial do governo, o "Rossiyskaya Gazeta".

As imagens são baseadas em fotografias de Snowden amplamente veiculadas por meios de comunicação do mundo todo, copiadas de frames do vídeo em que ex-técnico concede uma entrevista ao jornal britânico "Guardian".

Em uma das intervenções gráficas, em preto e vermelho, o ex-técnico de informática é retratado de forma similar a Ernesto Che Guevara. Em outra, em preto e branco, na cadeia. Todas as tentativas de patente foram feitas pela editora Political Class.

Não está claro se Snowden consentiu que sua imagem fosse patenteada, informou a Rospatent. Por sua vez, a editora alega que as figuras são apenas "semelhantes" ao delator.

A permissão de Snowden não é necessária para a patente, caso a empresa prove que as imagens são de um personagem fictício.

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal russo, a editora age de má-fé e busca lucro fácil em uma época na qual o delator vem ganhando as manchetes dos jornais do país.

TENDÊNCIA

Embora insólito, o episódio faz parte de uma tendência: há três anos, atores, políticos e atletas russos passaram a proteger seus nomes e imagens via copyright.

Entre os adeptos, está a ex-espiã russa Anna Chapman, que já chegou a pedir Snowden em casamento pelo Twitter.

Edward Snowden trabalhou como técnico da CIA e delatou, em junho, um grande esquema de espionagem dos Estados Unidos. Desde o dia 23 de junho, ele está na área de trânsito do aeroporto de Moscou, após deixar Hong Kong. No dia 12 de julho, ele pediu asilo temporário à Rússia.


Endereço da página:

Links no texto: