Folha de S. Paulo


Dicionário Oxford vai mudar definição de 'casamento' para incluir homossexuais

Após a aprovação da lei que permite o casamento homossexual na Inglaterra e no País de Gales, editores do dicionário Oxford, o mais renomado da língua inglesa, anunciaram planos para revisar a definição do verbete "casamento".

De acordo com o site "Gay Star News", editores da publicação irão acompanhar a mudança no emprego da palavra no decorrer do ano.

"Monitoramos continuamente as palavras, especialmente àquelas cujo uso está mudando, então sim, isso deve acontecer com 'casamento'", disse uma porta-voz da editora da Universidade de Oxford.

A versão atual do dicionário define o casamento como "união formal entre um homem e uma mulher, como reconhecido por lei, pela qual se tornam marido e esposa".

Mudanças semelhantes já ocorreram em outros países que tornaram legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Na França, antes mesmo da aprovação da lei, o tradicional "Larousse" mudou o significado para "ato solene entre duas pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente, que decide estabelecer uma união".

Já no Canadá, o dicionário "Canada Space" define o casamento como "o estado de se tornar um casal tendo se unido voluntariamente para a vida (ou até o divórcio)."


Endereço da página:

Links no texto: