Folha de S. Paulo


Homem turco é morto ao ser atingido por disparo vindo da Síria

Um homem morreu e outras três pessoas ficaram feridas nesta terça-feira quando um morteiro disparado da Síria atingiu uma casa da cidade de Ceylanpinar, no sudeste da Turquia. A região é alvo constante de disparos do país vizinho, que há dois anos enfrenta uma guerra civil.

Segundo o jornal "Hürriyet" e o canal de televisão CNNTürk, o homem de 45 anos estava em um campo de milho ao lado de sua casa quando foi atingido pela arma, que veio da vizinha Ras al Ain, na Síria. Dois de seus filhos também foram atingidos pelo projétil e levado para o hospital da cidade.

As mortes acontecem em meio a intensos combates entre rebeldes sírios e tropas curdas no território sírio, em área próxima à fronteira. Do lado rebelde, estão integrantes do Exército Sírio Livre e da Frente al-Nusra, vinculada à Al Qaeda, enquanto do outro lado estão os curdos do Partido União e Democracia.

Na semana passada, dois jovens morreram na cidade turca por balas perdidas disparadas do lado sírio. O bombardeio é o mais grave desde outubro do ano passado, quando um morteiro matou cinco pessoas em Akçakale. Na época, os disparos vieram dos combates entre a oposição síria e o exército regular.

A crise na Síria fez com que a Turquia pedisse o envio de mísseis Patriot pela Otan, que protegem toda a fronteira entre o país e o território sírio. O país também abriga cerca de 500 mil refugiados sírios, que fogem do conflito que deixou pelo menos 100 mil mortos em dois anos, segundo a ONU.


Endereço da página: