Folha de S. Paulo


Candidato à Prefeitura de Nova York admite que mensagens e fotos sexuais são autênticas

O candidato à Prefeitura de Nova York, Anthony Weiner, que renunciou à sua cadeira no Congresso dos EUA há dois anos devido a um escândalo sexual, admitiu nesta terça-feira que parte das novas mensagens e fotografias que acabam de ser publicadas são autênticas.

"Apesar de algumas coisas publicadas hoje serem verídicas e outras não, não há dúvida do que o que eu fiz foi errado", disse o candidato democrata em comunicado, no qual lembra que já tinha advertido no passado que era "provável que outras mensagens e fotos" de teor sexual fossem divulgadas.

Weiner, que lidera as pesquisas de intenção de voto na cidade, afirmou que segue como candidato. "Espero que os eleitores continuem dispostos a me dar uma segunda chance", disse.

O pronunciamento se deu depois que o site "thedirty.com" divulgou mensagens instantâneas e fotografias explicitamente sexuais que o político supostamente enviou para uma jovem de 22 anos, algo que teria ocorrido após a renúncia no Congresso em junho de 2011.

Segundo a publicação, Weiner utilizou o pseudônimo "Carlos Danger" para manter conversas de teor sexual tanto pela internet como por telefone e enviar fotografias nuas para a jovem, a quem teria prometido trabalho no site "politico.com" e um apartamento em Chicago.

O "Thedirty.com" afirma que a relação durou seis meses e que a jovem decidiu se manter no anonimato.

"Como já disse no passado, estas coisas que fiz foram erradas e feriram minha mulher, causando dificuldades que foram além da minha renúncia no Congresso", acrescenta em comunicado. Weiner teve um filho em dezembro de 2011 com sua mulher, Huma Abedin.

RENÚNCIA

O político renunciou em junho de 2011 à cadeira no Congresso após admitir que mentiu sobre o envio de uma foto sua trajando apenas cueca a uma jovem no Estado de Washington e reconhecer que manteve contatos "indevidos" com pelo menos seis mulheres na internet durante três anos.

Inicialmente, o legislador insistiu que foi vítima de um hacker que usava seu sobrenome, mas, após várias semanas de intensas pressões por parte de democratas e republicanos, Weiner reconheceu a verdade e acabou renunciando.

O ex-congressista, de 48 anos, decidiu retornar à vida política ao anunciar em maio sua candidatura à Prefeitura de Nova York e, no final de junho, já passou na frente da então favorita para ganhar as primárias democratas, Christine Quinn.


Endereço da página: