Folha de S. Paulo


Nasce o bebê de William e Kate, novo herdeiro do trono britânico

Nasceu nesta segunda-feira, 22 de julho de 2013, às 16h24 locais (12h24 de Brasília), o novo herdeiro do trono britânico. A chegada do filho do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, ambos com 31 anos, foi anunciada pelo palácio de Kensington. O príncipe assistiu ao parto.

Comerciantes aproveitam para lucrar com o nascimento do bebê
Bebê real britânico será carismático e sensível, dizem astrólogos

De acordo com o comunicado emitido pelo Palácio de Kensington (para onde o casal deve se mudar), o menino pesa 8 libras --aproximadamente 3,8 kg. Segundo o jornal britânico "Guardian", Kate e o bebê passam bem e vão ficar esta noite no hospital. O nome do bebê será informado depois, seguindo a tradição da realeza. O título real da criança, entretanto, já está definido desde o dia oito de julho; ele atenderá por Sua Alteza, o príncipe de Cambridge

Ainda seguindo a tradição, um documento assinado pelo médico que atendeu Kate, Marcus Setchell, e que contém o sexo, peso e hora do nascimento do bebê, foi prontamente levado ao palácio de Buckingham, onde ficará exposto em um cavalete. O anúncio inicial do nascimento feito pelo palácio de Kensington, em forma de comunicado à imprensa, contudo, fugiu às tradições da coroa.

A criança passa a ocupar o terceiro lugar na linha de sucessão da rainha Elizabeth 2ª, atrás do avô, o príncipe Charles, e do pai, William.

REPERCUSSÃO

O texto informa que a rainha Elizabeth 2ª e os demais membros da família real "foram informados e estão felizes com a notícia".

Em comunicado divulgado também pelo "Guardian", príncipe Charles disse estar "extremamente orgulhoso e feliz por ser avô pela primeira vez", e que aguarda "ansiosamente para ver o bebê em um futuro próximo".

"Eu e minha esposa estamos radiantes com a chegada de nosso primeiro neto. É um momento incrível para William e Kate, e estamos emocionados por eles", completou.

O premiê David Cameron, chefe do governo britânico, foi à porta da sua casa, em Downing Street, dizer que esse é um "momento maravilhoso" para a família britânica, que, nos últimos meses, teve um casamento, um jubileu (a comemoração dos 60 anos de reinado de Elizabeth 2ª) e um nascimento. O político afirmou que a família real "presta um serviço incrível a esse país".

O presidente americano, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, também parabenizaram o príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate, pelo nascimento do primeiro filho, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico.

"Desejamos a eles toda a felicidade e as bençãos que a paternidade traz. A criança chega ao mundo em um tempo de promessas e oportunidades para ambas as nossas nações", destacou o casal presidencial americano em um comunicado.

O casal Kate e William e o recém-nascido deverão se mudar em breve para o Palácio de Kensington, o mesmo no qual o príncipe e o irmão dele, Harry, passaram boa parte da sua infância.

GRAVIDEZ

A gravidez de Kate foi anunciada em 1º de dezembro de 2012, depois de ela ter sido internada com enjoo matinal agudo, condição que a deixou fraca e desidratada. A gestação transcorreu sem sustos, e a imprensa britânica acompanhou de perto cada passo da nova mãe.

Nas últimas semanas, em contrapartida, ela fez várias aparições públicas, que lhe rendiam muitos aplausos e ovações.

Kate deu entrada no hospital St Mary's no início da manhã, por volta das 6h desta segunda-feira (2h em Brasília).

No futuro, o bebê pode vir a se tornar chefe de Estado de 16 países, incluindo Reino Unido, Austrália e Canadá e, possivelmente, o chefe da Commonwealth --organização intergovernamental que abrange 54 países independentes, a maior parte deles ex-colônias do império britânico. A criança pode também, eventualmente, tornar-se Governador Supremo da Igreja da Inglaterra.


Endereço da página:

Links no texto: