Folha de S. Paulo


Companhia ferroviária diz que trem descarrilou em Paris em velocidade normal

O trem acidentado nesta sexta-feira ao sul de Paris descarrilou em um ponto no qual há uma mudança de agulhas e a uma velocidade "normal" de 137 km/h, explicou a companhia ferroviária francesa SNCF.

Um responsável da Sociedade Nacional de Ferrovias (SNCF), Alain Krakovitch, disse em entrevista coletiva que o trem Paris-Limoges ia a uma velocidade inferior ao máximo permitido de 150 km/h nesse trecho.

Meia hora antes do acidente, por essa mesma mudança de agulhas -- que foi inspecionada pela última vez no dia 4 de julho-- tinha passado outro trem sem que tivesse sido registrado qualquer incidente, disse Krakovitch.

Segundo o balanço ainda provisório dado pelo primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, seis pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas, das quais oito estavam "em estado grave".

"Por enquanto é impossível dar uma informação" sobre as causas, reconheceu em entrevista à imprensa Ayrault, que reiterou que "haverá três investigações", uma da Justiça, outra da SNCF e outra do Ministério de Transportes, que "permitirão conhecer em breve as causas deste drama" e determinar eventuais responsabilidades.

Kenzo Tribouillard/AFP
Vagões destruídos após descarrilamento na estação de Brétigny-sur-Orge, ao sul de Paris, nesta sexta-feira
Vagões destruídos após descarrilamento na estação de Brétigny-sur-Orge, ao sul de Paris, nesta sexta-feira

Endereço da página: