Folha de S. Paulo


Atentado suicida mata 8 pessoas na fronteira entre Afeganistão e Paquistão

Um atentado suicida ocorrido na passagem fronteiriça de Chaman-Spin Boldak, entre Paquistão e Afeganistão, matou cinco policiais e três civis afegãos nesta sexta-feira, informaram fontes policiais paquistanesas.

O ataque ocorreu pela manhã quando um homem detonou os explosivos que levava em seu corpo logo após cruzar a fronteira em direção ao Afeganistão e se aproximar de um posto de controle afegão, segundo um membro do corpo fronteiriço paquistanês.

A fonte acrescentou que a explosão provocou ferimentos em mais de 15 pessoas no lado afegão e em duas no lado paquistanês.

O chefe de polícia da província afegã de Kandahar, Abdul Raziq, confirmou os detalhes do ataque, mas reduziu o número de mortos para dois --um policial e um civil-- em entrevista à agência afegã AIP.

No entanto, o porta-voz do governador de Kandahar, Javed Faiçal, afirmou pouco depois do atentado que a quantidade de vítimas podia ser maior, informou a mesma agência.

Chaman-Spin Boldak é, depois de Khyber, a segunda passagem fronteiriça mais importante entre os dois países e é utilizada diariamente por milhares de pessoas, além de ser o local por onde transitam vários comboios de provisões da Otan.

O local é cenário recorrente de ataques dos taleban contra comboios aliados, que normalmente se limitam a destruir os veículos. Entretanto, no mês passado seis motoristas foram queimados vivos dentro dos caminhões.


Endereço da página: