Folha de S. Paulo


Obama diz que força de Mandela é 'inspiração para o mundo'

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que está em viagem pela África do Sul, afirmou neste sábado que a força moral de Nelson Mandela, hospitalizado em estado crítico, é uma "inspiração pessoal e uma inspiração para o mundo".

Obama iniciou hoje sua visita de dois dias pelo país, que acompanha com expectativa as notícias sobre a saúde de Mandela. O ex-presidente da África do Sul está internado há sete dias por problemas respiratórios.

"Continua sendo um exemplo em muitas regiões divididas por conflitos, disputas sectárias, religiosas e guerras étnicas", acrescentou Obama, antes de afirmar que os pensamentos dos americanos estão com a família de Mandela.

O líder americano lembrou que visitará amanhã a célebre Ilha de Robben, na Cidade do Cabo, onde Mandela ficou preso durante 18 anos.

"O poder dos princípios e as pessoas que defendem o que é correto seguem brilhando como um farol", afirmou o líder americano.

Jacob Zuma, presidente da África do Sul, lembrou a Obama a "relação histórica" que os une a Mandela, como "primeiros presidentes negros de seus respectivos países".

O presidente dos Estados Unidos e a primeira-dama Michelle Obama se reunirão em particular com a família de Mandela "para oferecer seus pensamentos e orações neste momento difícil", mas não o visitarão no hospital.

Jason Reed/Reuters
Barack Obama cumprimenta o presidente sul-africano, Jacob Zuma, durante coletiva de imprensa em Pretoria
Barack Obama cumprimenta o presidente sul-africano, Jacob Zuma, durante coletiva de imprensa em Pretoria

Endereço da página: