Folha de S. Paulo


"Valores europeus não são negociáveis", diz Merkel a Turquia

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira que os valores defendidos pela Europa, como a liberdade de expressão, "não são negociáveis", depois da decisão de retomar as negociações de adesão da Turquia à União Europeia (UE).

O acordo de terça-feira (25) entre a UE e Ancara "mostra claramente que a Turquia é um sócio importante", disse Merkel aos deputados alemães no Bundestag.

"Mas os valores europeus se aplicam sempre e não são negociáveis", afirmou.

A UE decidiu na terça (25) reativar as negociações de adesão da Turquia, apesar das dúvidas manifestadas pela Alemanha e outros países em consequência da violenta repressão das manifestações das últimas semanas contra o governo islâmico-conservador de Recep Tayyip Erdogan.

A negociação pode ser retomada em outubro, provavelmente depois das eleições legislativas na Alemanha e da publicação de um relatório sobre as reformas exigidas por Bruxelas para os candidatos à adesão.

A Turquia é candidata a aderir ao bloco desde 1999. As negociações começaram em 2005, mas nos últimos anos França e Alemanha bloquearam o processo.


Endereço da página: