Folha de S. Paulo


Gato 'concorre' a prefeito no México como alternativa a ratos

Começou como uma brincadeira entre amigos, mas a candidatura do gato Morris para a prefeitura de Jalapa, capital do Estado mexicano de Veracruz, já se converteu em fenômeno da mídia social, transmitindo uma mensagem séria de desencanto político.

"Morris passou a simbolizar o sentimento das pessoas de estarem fartas dos partidos e de um sistema político que não nos representa", disse Sergio Chamorro, dono do candidato peludo, preto e branco, cujo primeiro slogan de campanha foi: "Cansado de votar em ratos? Vote num gato."

A página do "Candigato" no Facebook já ganhou mais de 130 mil curtidas, muito mais que qualquer dos outros candidatos na eleição em Jalapa e mais, também, que os recebidos pelo governador atual de Veracruz. As eleições locais mexicanas estão marcadas para o dia 7 de julho em metade do país.

Oscar Martinez/Reuters
O candidato Morris, que concorre à Prefeitura de Jalapa sob o slogan
O candidato Morris, que concorre à Prefeitura de Jalapa sob o slogan "cansado de votar em ratos? Vote num gato"

A página de Morris no Facebook e seu site na internet estão cheios de artes, vídeos e slogans enviados por partidários de todo o México e de fora do país. Também já surgiram contas no Twitter que já fogem ao controle de Chamorro e do grupinho de 30 e poucos profissionais que comandam a campanha de Morris desde que a popularidade do Candigato decolou, no início do mês.

"A verdade é que Morris não pertence mais a nós, e sim a seus fãs", disse Chamorro, contando que já chegou a receber mensagens de cidadãos convocados para trabalhar nos locais de voto no dia da eleição, detalhando planos para assegurar que os votos dados ao gato sejam registrados e divulgados, mesmo que não tenham validade oficial.

Morris inspirou o surgimento de outros candidatos animais em outras cidades mexicanas, incluindo um burro em Ciudad Juarez, um cão em Oaxaca e uma galinha em Tepic. Entretanto, nenhum deles ganhou tanta adesão quanto o gato, fato que parece estar deixando políticos e autoridades genuinamente preocupados.

A diretora do instituto eleitoral de Veracruz, responsável pela organização das eleições no Estado, incitou os cidadãos a não desperdiçar seus votos, estragando suas cédulas com votos no gato. "É importante votar nos candidatos registrados", disse Carolina Viveros. "Por favor."

A popularidade do gato também levou o conhecido colunista Julio Hernandez a declarar que sua candidatura é uma fachada para os esforços do governista Partido Revolucionário Institucional para afastar votos das opções eleitorais genuínas. A equipe de Morris insiste que, justamente, tanto faz para ela quem vencerá a eleição.

E depois da eleição? O plano atual é submeter o papel futuro do gato a uma votação, com a participação de seus amigos no Facebook.

Oscar Martinez/Reuters
Camiseta da campanha do gato Morris a prefeito, em Jalapa (México)
Camiseta da campanha do gato Morris a prefeito, em Jalapa (México)

Tradução de CLARA ALLAIN


Endereço da página: