Folha de S. Paulo


Ex-presidente afirma que Irã realizou eleições mais democráticas do mundo

O ex-presidente reformista moderado do Irã Akbar Hashemi Rafsanjani afirmou que o Irã realizou "as eleições mais democráticas do mundo", nas quais foi eleito presidente o clérigo de seu setor Hassan Rohani, informa neste domingo a imprensa local.

Em uma sessão do Conselho do Discernimento, Rafsanjani expressou sua gratidão à nação iraniana por sua participação em massa e entusiasta na 11ª rodada das eleições presidenciais do Irã, que devolveram o Governo aos reformistas moderados.

"Se os inimigos da República islâmica têm um pingo de decência, deverão aceitar que o Irã realizou as eleições mais democráticas do mundo sem mostrar dúvida alguma", assinalou Rafsanjani.

"Os iranianos mostraram mais uma vez ao mundo que não se deixam influenciar pela propaganda negativa e cumpriram seu dever segundo seu próprio entendimento", destacou o ex-presidente, considerado mentor de Rohani.

Para ele, "a grande presença nos colégios eleitorais, tornou realidade a epopeia política que o líder supremo (o aiatolá Ali Khamenei) tinha anunciado".

Nas eleições realizadas na sexta-feira passada, foi eleito novo presidente do Irã o clérigo reformista moderado Hassan Rohani, que deve substituir o atual governante, Mahmoud Ahmadinejad, que completou oito anos no cargo, os dois períodos de quatro anos consecutivos que a Constituição lhe permite.


Endereço da página: